Freguesia de Alcains

Feira dos Santos 2021

 

 

A Feira dos Santos, feira secular, é um dos acontecimentos mais importantes do ano, e um evento de cariz cultural, económico, social, e também agora, com forte tradição no reencontro das “maltas” (O Jantar das Maltas), em que todas as gerações convivem.

As medidas excecionais de saúde pública obrigou ao seu cancelamento.
Agora, atingindo-se o patamar de 85% da população vacinada, entramos numa fase que assenta essencialmente na responsabilidade de cada um de nós.

O risco permanece, mas entrámos numa fase de estratégia gradual de levantamento de medidas de combate à pandemia, pelo que a realização da Feira dos Santos já nos afigura possível, não descurando, nunca um dever individual de prevenir e combater o vírus “coronavírus SARS-COV2”.

Por outro lado ainda, como é do conhecimento de todos, a Vila encontra-se em obras, e em especial nos locais onde tradicionalmente se realizava a feira, por isso, é entendimento da Junta de Freguesia, que os cuidados na sua organização devem ser acrescidos, para que não se lamente nenhum acidente que eventualmente possa vir a ocorrer.

Neste âmbito da segurança de todos, foram realizados contactos, reuniões e visitas ao local com as entidades envolvidas: Câmara Municipal, Proteção Civil, Empresa DUAFAR e GNR.
 
Assim, face a estas circunstâncias excecionais, e após parecer favorável à realização da Feira dos Santos pelas entidades referidas, não havendo regulamento que regule a Feira dos Santos, a Junta de Freguesia, após deliberação e aprovação pela Assembleia de Freguesia, recomenda as seguintes orientações de participação, organização e funcionamento da Feira dos Santos de 2021, a vigorarem até se desencadear o procedimento com vista à elaboração e aprovação de regulamento próprio.

1. A Feira dos Santos, decore no dia um de Novembro de 2021, e nos locais designados por Estrada de Santo António, Largo de Santo António, Rua Bartolomeu de Sousa Mexia e Avenida 12 de novembro.

2. A instalação da feira efetua-se a partir das 05:00 horas do dia 1 de Novembro de 2021.

3. Os vendedores/Feirantes têm obrigatoriamente
     a) fazer o uso de máscaras;
     b) Disponibilizar álcool gel desinfetante;
     c) Assegurar adequadas condições de higiene e limpeza das estruturas/bancadas

4. Os participantes são os únicos responsáveis pela guarda dos seus materiais, produtos e equipamentos expostos.

5. É da responsabilidade exclusiva do participante (feirante) o Seguro de Responsabilidade Civil emergente de danos materiais ou corporais sofridos e/ou causados nele próprio e/ou noutros participantes ou visitantes.

 

Estas orientações poderão ser consultadas na Junta de Freguesia, nas horas normais de expediente, e na sua página web.